Revista Internacional em Língua Portuguesa da Associação das Universidades de Língua Portuguesa

Revista Internacional em Língua Portuguesa da Associação das Universidades de Língua Portuguesa

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP - Membro Associado da UCCLA) publica, semestralmente, a Revista Internacional em Língua Portuguesa. Para lhe dar a conhecer esta revista, iremos desvendar o conteúdo das duas últimas edições.

Maria do Carmo de Freitas Veneroso (Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil) e Paulo Morais-Alexandre (Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal) são os editores científicos destas publicações.

A edição n.º 37 é dedicada ao tema “Artes e Música” e pretende “dar uma visão abrangente do que tem sido feito nos países de língua portuguesa, em relação às artes e no sentido de aproximá-las, muitas vezes através de atravessamentos ou cruzamentos com outras disciplinas”.

Na introdução da revista está revelado que “os onze artigos que compõem este número são originários de Angola, Brasil, Moçambique e Portugal, representando a comunidade lusófona de forma significativa” com “aproximações entre escrita, som e imagem, além de enfocar também experiências pedagógicas envolvendo a música em Angola, Brasil e Portugal”.

A edição n.º 38 aborda as “Artes Performativas e Imagem em Movimento” e, desde logo, nos remete para um texto do escultor Lagoa Henriques e a “necessidade de conciliação entre «[…] a técnica, a estética, a ética e a poética!», algo que considerava fulcral para a sua atividade artística, mas também fundamental ao pedagogo que era, mas que, sobretudo, no geral, refletia a sua forma de estar na vida”.

Este número reúne “9 artigos que se podem agrupar por áreas” e onde “se prova que há efetivamente um espaço lusófono artístico, não meramente decorrente de um passado comum, mas vocacionado para a cooperação e para um percurso paralelo com vários pontos de encontro que permanecerá na construção de um futuro. Porque é disso que se trata: construir um futuro comum através, também, da Arte”.

 

 

 

Publicado em 02-10-2020